Título: Desnatureza 3
Ano: 2018
Materiais:  Madeira Compensada, Papelão e Cola
Tamanho:  7.6 x 9 x 6 m
Coleção do Instituto PIPA

Henrique Oliveira

Desnatureza 3

Comissionada pelo Instituto PIPA, a instalação de Henrique Oliveira foi pensada para ocupar a escada da casa, um local de passagem onde há conexão com a sala de exposições do Instituto. Assim, a escada se transforma em escultura e experiência. Nas palavras de Luiz Camillo Osorio, curador do Instituto PIPA, o trabalho, que lembra as texturas de uma árvore, “avança sobre a arquitetura e desestabiliza um pouco a circulação no próprio espaço”. É quase como se a natureza reivindicasse e retomasse seu espaço que fora anteriormente tomado pela construção.

Oliveira também considerou a entrada da Villa como local ideal para a instalação, pois, atrás da escada, há uma parede de pedras e, no exterior da casa, uma árvore que complementam o conceito da obra. Ele diz que os elementos, cujas origens são naturais, se misturam com a estética do trabalho.

Henrique Oliveira, artista internacionalmente conhecido pelas obras feitas com retalhos de madeira, já foi convidado para expor suas esculturas em diversas cidades do país, como Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, além de países como França, Argentina, Estados Unidos, México, Austrália. Porém, esta é a primeira vez que uma obra site specific do artista é comissionada no Brasil. Até então, Oliveira diz que já havia produzido obras de longa duração para outras instituições nacionais, mas a escultura que ocupa a escada da Villa Aymoré é o primeiro trabalho do artista pensado para ornamentar permanentemente um espaço no país.

Todos os direitos reservados. Vila Aymoré